quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Documentário “Olhos Azuis”Discriminação/Racismo


Durante a minha infância conheci várias vezes a discriminação social. Uma delas foi na escola primária quando entrei para a primeira classe tive que ficar nos últimos lugares derivado a minha classe social.

Mais tarde tive que sair da escola diurna, após completar o ciclo preparatório, porque os meus pais não podiam pagar a escola a mim e ao meu irmão, por isso fui trabalhar e estudar à noite.
No emprego concorri para um lugar melhor e fiquei em primeiro lugar no concurso para preparador de trabalho, mas quem ocupou o lugar foi o que ficou em segundo porque o primo era engenheiro e chefe na empresa.

Na primeira questão se tenho ocupado um lugar na frente penso que teria um melhor aproveitamento.

Na segunda questão se tenho ocupado o lugar que era meu por direito, teria feito um bom desempenho para a empresa e seria bom para mim, não só ao nível monetário como também ao nível de aquisição de conhecimentos e competências, o que veio acontecer mas muito mais tarde.

A discriminação social ao longo dos tempos tem vindo a diminuir, já o racismo cada vez há mais, seja entre a raça branca e a raça negra como também entre as várias etnias quer de raça negra como aconteceu na Africa do Sul, as agressões aos cidadãos Moçambicanos, ou como aconteceu em Loures entre negros e raça cigana, isso também é racismo. É um problema que por mais que nós queiramos acabar não conseguimos, porque o racismo é um problema social dos países da Europa, África, ou Américas, principalmente nos Estados Unidos.

Torre de Babel: Era uma torre construída por uma humanidade unida para chegar ao céu. Visto que o homem queria ser como Deus, Deus parou este projecto ao confundir a sua linguagem, para que cada um falasse uma língua diferente. Como resultado, eles já não conseguiam comunicar entre si, e o trabalho foi parado. Os construtores foram depois dispersados para diferentes partes do mundo. Esta história é usada para explicar a existência de muitas línguas e raças diferentes.



Joaquim Pereira
Nº8 Turma G1