quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Os Telemóveis

Telefone celular ou telemóvel


Um telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidireccional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos EUA.


Um dos primeiros telemóveis



Aparência exterior

O telefone celular é composto: caixa de Plástico rígida em cor pré-definida, microfone microscópio; altifalante, mostrador de cristais ou plasma; teclado; antena; bateria; placa de circuitos. O teclado é composto por numeração e abecedário. Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas electromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração (1G (a analógica, desenvolvida no início dos anos 80, com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 80 e início dos anos 90: GSM, CDMA e TDMA; na segunda geração e meia (2,5G) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adopção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD, EVDO e 1xRTT; na terceira geração (3G) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 90, como UMTS; na terceira geração e meia (3,5G), como HSDPA, HSPA e HSUPA . E já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).

Em Portugal. Estes equipamentos são designados por "telemóvel", uma simplificação de "telefone móvel". Este termo apareceu quando o sistema de telefonia móvel apareceu em Portugal em finais dos anos 80 pela mão dos CTT/TLP (operador único de telecomunicações, na altura), que baptizaram este serviço (assente na tecnologia analógica AMPS) de "Serviço Telemóvel". O termo ganhou popularidade quando a segunda geração apareceu em Portugal em 1992: isto porque os CTT/TLP decidiram autonomizar os serviços de telefonia móvel criando a TMN - Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., que iria utilizar e o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço.
Hoje no mundo da globalização ninguém pode passar sem telemóvel.
Em Portugal, os telemóveis já ultrapassou os 100%, ou seja, existem mais equipamentos que habitantes portugueses. Devido a estes números, os operadores tentam fidelizar os seus clientes através de novos serviços, sobretudo de comunicação de dados, com destaque para o acesso móvel à Internet através de telemóvel
Chamadas de vídeo. As chamadas de vídeo, à semelhança das videoconferências, permitem ao emissor e ao receptor comunicar face-a-face em tempo quase real.

Acesso à Internet

Umas das novidades dos telemóveis de Terceira Geração é poderem (quando equipados para tal) aceder à Internet. Tal como um computador, um telemóvel poderá aceder ao e-mail, aos chats e a outros sítios da Internet.


Telemóveis da 3.ª e 3,5.ª geração


Joaquim Pereira

Quadratura do Círculo


Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de média digital (áudio, vídeo, foto, pps, etc...) pela Internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua actualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um Podcast.
A palavra "podcasting" é uma junção de
iPod - marca do aparelho de média digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tv). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster.































Pergunta n.º 3

A quadratura do círculo é um problema de matemática que já vem do tempo da Grécia antiga e ainda não tem solução. É o caso do programa de televisão portuguesa que ouvimos em que quatro pessoas, um dele é mediador e os outros três tem opções políticas diferentes, que debatem temas da actualidade nunca chegando a solução alguma.

Pergunta n.º 4


Estes programas, no meu pondo de vista, têm interesse, porque levam ao público temas actuais da sociedade portuguesa, mas também da conjuntura internacional. A linguagem que utilizam dá para que todos possam compreender, e prende-nos ao pequeno ecrã.