segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Preconceito



Pergunta nº1
a) As crianças não odeiam e são inocentes, gostam de conviver umas com as outras mesmo que a cor da sua pele seja diferente, mesmo que não falem o mesmo idioma, mas elas entendem-se umas com as outras sem agressões verbais, nem racistas.
Mais tarde por influência dos adultos começam a ter preconceitos racistas.

b)A sociedade não é educada para odiar mas ao longo destas últimas décadas a ocasião fez o ladrão. A globalização fez com que uma imigração descontrolada dos povos de África, da Europa do leste, da Ásia procurasse melhores condições de vida nos países da União Europeia. Gente que paga uma fortuna para fugirem da miséria dos seus países e dos ditadores que os governam, falando de Portugal, vem fazer aquilo que os de cá não querem fazer, por isso não estão a roubar o emprego a ninguém.
Depois a 2ª e 3ª geração pessoas que nasceram cá mas continuam a ser africanas ou asiáticas etc. e que vivem em bairros que são autênticos ghetos daí haver muita violência com a policia e a comunicação social ajuda a pôr achas na fogueira.

c) Preconceito pode ser uma pessoa sentir-se superior a outro derivado a cor da pele, ao estatuto social onde ambos convivem, etc.
Preconceito aparece muitas vezes por influências, preconceito pode existir em pessoas da mesma raça simplesmente porque uma tem uma vida social com êxito e outra vive na miséria.
A vida que muitos de nós fazemos leva-nos a ter preconceitos.

---------------------------2ª opinião------------------------------------------

C)Preconceito é um juízo preconcebido manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares, tradições diferentes ou estranhas (exemplo se eu disser que não gosto da maneira como a professora ensina , sem nunca ter aulas com ela) estou a ser preconceituoso .
Preconceito pode ser aprendido por influência de outros (exemplo as crianças alemãs foram influenciadas a odiar os judeus pelo o Hitler) porque dantes sentavam-se na mesma carteira na mesma sala de aulas.

Pergunta nº 3

Podemos ajudar a reduzir o preconceito se houver mais contacto entre umas pessoas com preconceitos, integra-las na mesma equipa de futebol, turma, grupo, etc.
Em relação aos negros devem senta-los ao lado dos brancos na mesma sala de aulas assim vai-se perdendo o preconceito em relação à cor.

Joaquim Pereira
06 de Outubro de 2008

Conceito da sociologia e do sentido da acção social

1ª Acção social - É todas as formas de ajudar a sociedade em que vivemos de uma maneira dinâmica e eficiente sem pedirmos nada em troca, agir na prática e deixar a teoria para aqueles que nada sabem fazer.

2ª Sentido – É o comportamento dos consumidores que devem ter um sentido de orientação.
Exemplos de sentido:
Trabalhador procura obter um salário melhor.
Alunos procuram cursos com saída de trabalho.
A sociologia explica a forma como a sociedade funciona com a concorrência.
Se o preço de um produto baixar, a sua procura de consumo aumenta, isto faz sentido. Mas temos que ter em conta que as práticas individuais não obedecem a um determinado sentido.

3ª Grupos de pessoas com determinado interesse ou acções são agentes. Para Weber a sociedade é a acção dos indivíduos relacionados aos meios para atingi-los. WEBER nega veementemente a característica do agente racional ao colectivo, a grupos – a não ser que esses sejam formados a partir de agentes individuais.

4ª Podemos demonstrar através das classes sociais dos alunos de uma escola, os que são da classe social superior não têm dificuldade na sua aprendizagem, porque têm tudo, enquanto os da classe inferior vão ter muita dificuldade em tudo, derivado ao seu estatuto social.

5ª Conformista é aquele que aceita tudo que lhe dizem como se fosse a verdade. conformismo é, aceitação de uma realidade, sem esforçar-se para muda-la,mesmo que não esteja de acordo, pois é mais comoda a situação desta ou daquela maneira, ao que se sobrepor aos interesses, maiores ou alheios de uma situação adversa.
Os homens não nascem homens e as mulheres não nascem mulheres,fazem-se depois da sua formação do gene masculino que é X+Y e o gene feminino que é dois X
As pessoas mais velhas são mais comformistas que os jovens, estes tem um futuro pela frente e avançam sem conformismo na globalização..
Os que tem mais meios têm mais formação escolar, têm melhor informação, podem comprar livros, daí poderem reclamar e até protestar não são conformistas. Enquanto os que têm menos formação são mais conformistas.

6ª Um aluno que tira o seu curso no tempo normal de estudos é um aluno trabalhador com obejectivos de ter um bom emprego e um bom futuro.
Um aluno que anda na escola a passear os livros finge que estuda é um preguiçoso pois pensa que há algo mais importante na vida que estudar, este individo não têm obejectivos para o futuro è um conformista nato.

7ª A exclusão social ou a discriminação existe em todo o mundo exmplo disso é um presidiário quando saí da prisão e procura emprego, se souberem que esteve preso negam-lhe o emprego mesmo que seja um bom empregado. O mesmo se passa com um tóxicodependente, mas pior que tudo è aquele ser humano que é dificiente e é negado um emprego ou a opurtinidade de mostrar aos outros que mesmo com dificiência têm capacidades de trabalhar como qualquer ser humano.O homem que tenha entre os cinquenta e sessenta anos é novo para a reforma e é velho para lhe darem emprego. Pois a todos estas pessoas se lhe dessem. Uma segunda oportunidade de mostrarem o seu valor muitas empresas ficariam a ganhar. È o mundo em que vivemos.

8ª a) As pessoas do sexo feminino são mais conumistas que o sexo masculino.
b) Os jovens têm tendência de serem mais consumistas que os mais velhos(roupas, electrónica, diversões etc.)

c) Aqueles que têm mais hablitações arranjam empregos melhores daí ganham mais, gastam mais muitas vezes em consumos de exagero, aqueles que têm poucos estudos ou são analfabetos não têm tanto dinheiro consomem menos.

Joaquim Pereira
5 de Outubro de 2008

Reflexão sobre conceito da sociologia e do sentido da acção social

Reflexão sobre conceito da sociologia e do sentido da acção social.

O estudo da sociologia no sentido da acção social para mim é novidade. Pois nunca tinha estudado estes temas no sentido da lógica, pensava eu que acção social era ajudar os outros, que mais necessitavam e pronto já estava feito, mas não! É um caminho muito longo e muito estudioso. Pois falar do sociolgo Weber e outros, faz-nos seguir um caminho de pensamentos daquilo que parece ser já não é.
Os métodos ciêntificos como aprendemos as coisas mais banais parece como o bater das palmas das mãos, desde que esteja-mos com atenção. Pois discutir este assunto na aula entusiasmou-me e despertou-me interesse, pena tenho eu de não poder desenvolver com uma melhor escrita aquilo que penso, pois que ficaria a ganhar era eu.

Joaquim Pereira