sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ser bom aluno, bora lá? Representações sociais



0) Todos nós devemos dialogar sobre as coisas, e não aprofundar sobre dados científicos.

1) Deve-se ter um método de estudo, devemos ser organizados, quer sejamos estudantes ou trabalhadores, só com métodos conseguimos os objectivos traçados.

2) O conceito de bom aluno diverge para os padrões sociais, mas há excepções.

3.1) A Web é utilizada no emprego, estudos e no lazer, mas por vezes as novas tecnologias leva o aluno a outros fins que não o estudo. No mundo real quem não souber trabalhar com as novas tecnologias torna-se um analfabeto.

3.2) Hoje que vivemos o mundo da globalização, o tempo da escrita em papel tem os dias contados, pois podemos saber todas as noticias ao mesmo tempo que em qualquer parte do universo via satélite, exemplo podemos assistir à queda das bolsas em todo mundo ao mesmo tempo da realidade.

4) O Estado tem um papel importante na formação dos jovens estudantes e não só, pois também aos menos jovens, a oportunidade de voltarem a escola dando condições que não tiveram noutro tempo, como é o caso dos cursos (E.F.A.) Novas Oportunidades, neste caso o Ministério da Educação e o Governo estão de parabéns. O desporto é uma fonte inesgotável para a formação física e mental dos alunos.

4.2) As turmas com poucos alunos tornam-se mais produtivas, os alunos estão mais concentrados no estudo, assim como também as novas tecnologias ajudam a esse estímulo e na obtenção de melhores resultados.

5.1) Há alunos que estudam e têm bons resultados, muitos deles porque têm um bom ambiente familiar e uma vida de sucesso.
Outros não estudam, andam só a passear os livros, por isso ou são burros ou preguiçosos, e muitos deles acabam na delinquência juvenil, mas nem sempre tem a ver com o estatuto social.

5.2) Não há muito tempo atrás na geração do autor quando se acabava um curso superior tinha logo emprego a sua espera.
Hoje esta geração de estudantes mesmo que acabem o curso com notas elevadas, não têm emprego e chegam a estar mais de um ano até encontrar colocação.

5.3) Não há limites, um bom aluno quando os estudos lhe dão prazer, quer sempre alcançar o patamar superior.

6.1) Muitos alunos pensam e na minha lógica em alguns aspectos têm razão. Há vida para alem dos estudos, pois nem todos podem ser doutores.

Joaquim Pereira
S.T.C. 10 de Outubro de 2008