segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Conceito da sociologia e do sentido da acção social

1ª Acção social - É todas as formas de ajudar a sociedade em que vivemos de uma maneira dinâmica e eficiente sem pedirmos nada em troca, agir na prática e deixar a teoria para aqueles que nada sabem fazer.

2ª Sentido – É o comportamento dos consumidores que devem ter um sentido de orientação.
Exemplos de sentido:
Trabalhador procura obter um salário melhor.
Alunos procuram cursos com saída de trabalho.
A sociologia explica a forma como a sociedade funciona com a concorrência.
Se o preço de um produto baixar, a sua procura de consumo aumenta, isto faz sentido. Mas temos que ter em conta que as práticas individuais não obedecem a um determinado sentido.

3ª Grupos de pessoas com determinado interesse ou acções são agentes. Para Weber a sociedade é a acção dos indivíduos relacionados aos meios para atingi-los. WEBER nega veementemente a característica do agente racional ao colectivo, a grupos – a não ser que esses sejam formados a partir de agentes individuais.

4ª Podemos demonstrar através das classes sociais dos alunos de uma escola, os que são da classe social superior não têm dificuldade na sua aprendizagem, porque têm tudo, enquanto os da classe inferior vão ter muita dificuldade em tudo, derivado ao seu estatuto social.

5ª Conformista é aquele que aceita tudo que lhe dizem como se fosse a verdade. conformismo é, aceitação de uma realidade, sem esforçar-se para muda-la,mesmo que não esteja de acordo, pois é mais comoda a situação desta ou daquela maneira, ao que se sobrepor aos interesses, maiores ou alheios de uma situação adversa.
Os homens não nascem homens e as mulheres não nascem mulheres,fazem-se depois da sua formação do gene masculino que é X+Y e o gene feminino que é dois X
As pessoas mais velhas são mais comformistas que os jovens, estes tem um futuro pela frente e avançam sem conformismo na globalização..
Os que tem mais meios têm mais formação escolar, têm melhor informação, podem comprar livros, daí poderem reclamar e até protestar não são conformistas. Enquanto os que têm menos formação são mais conformistas.

6ª Um aluno que tira o seu curso no tempo normal de estudos é um aluno trabalhador com obejectivos de ter um bom emprego e um bom futuro.
Um aluno que anda na escola a passear os livros finge que estuda é um preguiçoso pois pensa que há algo mais importante na vida que estudar, este individo não têm obejectivos para o futuro è um conformista nato.

7ª A exclusão social ou a discriminação existe em todo o mundo exmplo disso é um presidiário quando saí da prisão e procura emprego, se souberem que esteve preso negam-lhe o emprego mesmo que seja um bom empregado. O mesmo se passa com um tóxicodependente, mas pior que tudo è aquele ser humano que é dificiente e é negado um emprego ou a opurtinidade de mostrar aos outros que mesmo com dificiência têm capacidades de trabalhar como qualquer ser humano.O homem que tenha entre os cinquenta e sessenta anos é novo para a reforma e é velho para lhe darem emprego. Pois a todos estas pessoas se lhe dessem. Uma segunda oportunidade de mostrarem o seu valor muitas empresas ficariam a ganhar. È o mundo em que vivemos.

8ª a) As pessoas do sexo feminino são mais conumistas que o sexo masculino.
b) Os jovens têm tendência de serem mais consumistas que os mais velhos(roupas, electrónica, diversões etc.)

c) Aqueles que têm mais hablitações arranjam empregos melhores daí ganham mais, gastam mais muitas vezes em consumos de exagero, aqueles que têm poucos estudos ou são analfabetos não têm tanto dinheiro consomem menos.

Joaquim Pereira
5 de Outubro de 2008

Sem comentários: