Ao estudar esta matéria das economias de mercado e de direcção central fiquei a compreender mais o mercado dos negócios do mundo em que vivemos, pois com a curiosidade, foi ver vários sites para compreender as duas vertentes de economia.
Economia de Mercado: É um sistema económico, político e social no qual os agentes económicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada num mercado, onde as transacções são de natureza monetária. A Economia de Mercado, segundo seus defensores, é o meio mais eficiente e eficaz de prosperidade, desenvolvimento e eliminação de pobreza nas sociedades. Nesta economia o trabalhador recebe um ordenado pelo seu trabalho de produção sendo os lucros dessa mesma produção, para entidade patronal que por sua vez tem que pagar impostos ao Estado, assim como o trabalhador também devolve uma percentagem do seu ordenado, com o benefício de ter uma segurança social que lhe dá garantidas quando está doente ou na sua velhice ter uma reforma. Apesar de ser economia de mercado o governo acaba por ter interferência nessa economia, principalmente nos países do sul da Europa.
Na economia de mercado o empresário, emprega algum desses lucros na compra de nova tecnologia, a fim de rentabilizar a empresa com menos mão-de-obra, e poder obter mais lucros.
Economias de Direcção Central. É um sistema económico que assenta no exercício de todas as decisões de carácter económico por uma única entidade, o Estado. Este constitui-se, portanto, como a autoridade que fiscaliza toda a economia e todos os meios de produção, estipulando os salários, preços, maquinaria a utilizar, selecção de operários, clientes e fornecedores, colocando os objectivos a atingir os mínimos de produção (normalmente falseados pelas empresas). Estas condições geram uma situação irrealista e um profundo desequilíbrio económico. Como consequência deste regime de economia centralizada a qualidade decresceu, as quantidades declaradas muitas vezes são irreais e acumulam prejuízos devido à maquinaria e às matérias-primas utilizadas aos quais não é dado o uso adequado. Na economia de direcção central os trabalhadores estão sempre protegidos pelo Estado quer na saúde ou na educação, esta economia já pouco existe devido ao fim dos regimes socialistas (excepto a Republica da China e a Coreia do Norte).
Nos últimos anos a economia de mercado tem dado resultados negativos e que tem originado desemprego na zona da União Europeia, devido há importação de produtos do mercado asiático, ai os governos tem que intervir com meios que estejam ao seu alcance. Injectando dinheiro ou dando benefícios a esses empresários a fim de evitar prejuízos maiores, como seja o desemprego.
A isto poderemos chamar Economia Mista.
Joaquim Pereira S.T.C U.C 7
Novembro de 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário